segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os sonhos que eu não tive: Parto Humanizado.

Minha gravidez foi regida pelo medo. Nós primeiros meses, medo do aborto. Depois dá 12 semana medo de alguma deficiência (por causa do falso positivo para toxoplasmose).
Então quando eu via alguma coisa sobre parto humanizado, achava besteira, coisa de quem tem mais dinheiro que bom senso. Realmente achava besteira. Na época começou a sair vários vídeos de parto em casa. E em todos falava que pra ter a criança em casa, é necessário que não tenha nenhuma dificuldade durante a gravidez. Bom, eu já não me encaixava nisto. Minha gravidez era de risco.
Em uma das consultas veio a notícia de que estava com a pressão alta, tive q tomar remédios para controlar.
Tudo que eu queria era ter o meu filho, que ele nascesse saudável.
Hoje eu vejo que tive tudo que eu não almejava. Meu parto foi uma cesariana de emergência, mas eu tive tudo oq não pedi.
Eu fui acompanhada por uma enfermeira durante todo meu trabalho de parto. Fui internada na sexta-feira às 23:30. Durante toda a noite meu esposo ficou comigo. Quando fui transferida da enfermaria para o pre-parto, fiquei com a enfermeira.
Cheguei no hospital com 3 cm de dilatação, depois de 12 horas, continuava com 3 cm, foi quando a médica Dra Juliana, perguntou se poderia me dar a ocitocina. E eu autorizei.
Depois disso às dores pioraram MUITO, afinal o remédio era para isso. Em nenhum momento fui obrigada a nada e nem desrespeitada. Os planos era um parto normal.
Fiquei por horas no banho e "passeando" pelo  hospital.
Como eu estava com a pressão altíssima, ele aplicaram remédios para evitar a eclampsia.
Só me foi aplicada anestesia pq eu pedi, fiquei a vontade, em nenhum momento faltaram com respeito. Fui amparada e acalmada. Quando eu dizia que estava preocupada pq está demorando mt, realmente me acalmaram.
Fui pra sala de parto e viram que realmente não daria pra eu parir meu filho, foi quando ela me explicou oq estava acontecendo e pediu minha autorização para fazer uma cesária.
Não foi um "parto humanizado", em que eu pari meu filho, mas eu senti o respeito que tinham por mim. Na época que eu tive meu filho, duas primas minhas tinham ganhado neném tbm, e uma delas disse que agradecia a Deus, por não ter ido só hospital que eu fui, se não ela ficaria horas sofrendo pra ter um parto normal. Eu já agradeço a Deus, por ter tido meu filho lá.

Meu próximo filho eu quero que nasça em um parto humanizado. Em que meu marido me acompanhe durante todo o trabalho de parto. Gostaria que nascesse em casa, mas eu sei que não é possível pq eu tive pré eclampsia, e às chances de ter novamente são altíssimas.
Mas eu quero ser respeitada, que tenha direito a parir meu filho do jeito que achar mais confortável. Não quero ser empurrada para uma desne-cesária.
Uma coisa que eu quero muito e que eu não tive, é que meu filho venha imediatamente para o meu colo. Quero que ele sinta essa ligação.
Eu ainda não estou grávida novamente, mas quando acontecer, eu quero estar preparada. Ser uma ativa, e não uma passiva.
Por isso o nome desse post, pq eu nunca tive esses sonhos, mas agora eu tenho e vou lutar para realizá-lo.

* Lembrando que não sou contra cesária eletiva, cada uma tem seus filhos do jeito que sonham e desejam.

3 comentários:

  1. E nasci de um PC de emergência, meu irmão, minha filha... Os filhos parecem que escolhem a data e a forma também... Mas sempre devemos estar longe de más praticas na hora do parto... Olha, não dou conselhos, acho maravilhoso o parto em casa, mas estejam atentos com a equipe, geralmente são pessoas que sabem fazê-lo, mas o corpo manda. Respeito acima de tudo, seja PC ou PN. :) Que o seu próximo seja cheio de paz.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc em tudo. Quando descobri que estava grávida, já sabia o dia q ele ia nascer. E era 15 dias antes dá DPP.
    E como eu disse, meu sonhos de parto em casa são impossíveis . Minhas chances de ter eclampsia são bem altas devido a pré eclampsia que tive. Se eu encontrar um médico que faça PN já vai ser mt sorte, rs.
    Obrigada pelas visitas e comentários.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda! tudo bem? obrigada pela visita no meu blog! vim te conhecer.

    Então..... eu no começo tinha muito medo de PN, depois perdi o medo e queria muito, mas não pude ter.
    O que eu sempre falo sobre esse assunto: que seja confortável para a mãe e o filho, que seja do jeito que tenha que ser, sem problema algum. o que é certo para uma pode não ser para outra, o que importa é o respeito.

    Beijo, que teu próximo parto seja da maneira mais adequada para tu e teu filho.

    ResponderExcluir

Deixe o nosso dia mais feliz :)