sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sobre o que acredito.

Eu não me considero ativista de nada. Mas claro que tenho minhas convicções e desejos.
Desde que comecei a pesquisar mais a fundo o mundo do parto humanizado me apaixonei.
Mas tbm acho lindo a história da cesárea eletiva. Onde a mãe e o pai escolhem a data que a criança vai nascer. O horário. Acho realmente bonita toda a preparação que existe.
Ponto.

Eu já disse que minha cunhada está grávida ne? Ela está com quase 3 meses, de bem pouco tempo, e quando nos reunimos claro que falamos sobre Parto.
Meu filho nasceu com 37+1 semanas, em uma cesárea de emergência, depois de 17 horas de TP ativo.
Meu sobrinho nasceu de 39 semanas de parto normal, depois de (apenas) 3 horas de TP ativo.

Nossa diferença já começa aí. Eu passei todo meu trabalho de parto no hospital por falta de conhecimento mesmo. Eu não sabia que podia ficar em casa depois que a bolsa estourasse. Então, com isso veio a experiência e eu disse que no meu próximo filho, só iria para o.hospital quando tivesse com as contrações com intervalos de 10 minutos ou depois de 6 horas com a bolsa rota. Ela me disse que isso era um absurdo, como eu.posso colocar a vida do meu filho em risco desse jeito. E blá blá blá.
Fiquei quieta.

Começamos a falar sobre nossos partos,  pq não vou ficar discutindo sobre o parto do meu filho que ainda nem existe. Daí ela me falou que quando o Miguel coroou o médico quis que ela empurrasse pra ele sair, afinal o pior já tinha passado, que agora era fichinha. E ela disse não, que iria esperar o anestesista. Ok.
Aí eu disse que se estivesse no lugar dela, teria tentado parir sem a anestesia mesmo, pq afinal dizem que a pior dor é quando a criança coroa. Ela falou que só uma louca que tentaria fazer isso. Por que imagina, na hora da episiotomia (corte do períneo) sem a anestesia. Ai eu disse tbm que não iria querer a epsio (e não quero mesmo, nunca quis), que iria preferir uma laceração do que o corte.
Aí ela me disse que eu tenho essas frescuras toda pq nunca pari um filho de verdade, que só quando eu tiver um parto normal que eu vou saber oq ter um filho de verdade.

Oi?

Não vou nem entrar nessa discussão de parir ou não, pq isso já é batido e chato.
Mas não aceito que ninguém ache que eu sou #menasmãe porque meu filho não nasceu de um parto vaginal.
Eu pari sim. Eu senti meu filho sair de dentro de mim. Eu senti as dores. Eu acolhi meu filho no meu seio. Eu o amei desde o primeiro instante. E quando veio o baby blues eu sofri.
E não foi por ter tido um filho cedo, ou pelo meu filho não ter nascido pela minha vagina. E sim pq ele estava sofrendo por causa da icterícia e pelo meu falso positivo para a toxoplasmose.
Ponto dois.

Depois do que disse, a conversa acabou se voltando para as novas leis de parto. Falei sobre o direito ao acompanhante no pré parto. Sobre o direito ao plano de parto. E sobre todos os direitos adquiridos com tanto sacrifício para se ter o mínimo de respeito.

E eu escuto que é tudo frescura.

Eu sei que tem muita gente que pensa isso mesmo (eu mesmo já pensei), e que se contentam com a violência que sofrem. Durante meu parto eu não me senti violentada e acredito que minha cunhada tbm não se sentiu.
Mas eu acredito em mudanças. Principalmente em mudança de opinião, e mais do que tudo em respeito.
Eu sou a favor do parto humanizado. Se eu puder ter um, terei. Mas principalmente eu respeito a opinião de quem não é a favor. Não acho que hoje em dia alguém ainda faça uma cesariana por falta de conhecimento. A cesariana salva vidas. Salvou a do meu marido e salvou a do meu filho.
Então pra que ficar julgando e apontando o dedo? Pra que tanta discórdia sobre esse assunto? Conheço crianças lindas e saudáveis que nasceram de cesariana (de emergência e eletiva). E tbm conheço crianças lindas e saudáveis que nasceram de parto normal.
Eu só não entendo como pode tantas discussões por esse assunto.
Cansei de verdade.

4 comentários:

  1. Eu penso de forma muito semelhante e não entro muito em discussão a respeito de tipos de parto. Mas, quando ouço uma mãe que sonhava em ter um parto normal dizer que teve que fazer uma cesariana com data marcada porque seu bebê estava laçado ou porque ela não tinha passagem eu não consigo ficar calada e acabo falando o que as evidências científicas afirmam sobre isso e é óbvio que elas me olham com um certo olhar atravessado como quem diz que eu não sei o que estou dizendo... afinal de contas quem sou eu para discordar da opinião de um médico que se formou pra isso. Então acabo desconversando sobre o assunto para não tornar a nossa conversa ainda mais desagradável. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Sobre a bolsa rompida, assim que a minha bolsa rompeu pouco tempo depois o Pedro nasceu. Eu particularmente, se a bolsa romper eu corro pra maternidade. A bolsa só Pedro rompeu no hospital depois de quase 24 horas de trabalho de parto. Com relação as contrações, as minhas oscilavam bastante. Tinha hora que vinha a cada dois minutos, outra hora a cada 10 e as vezes a cada cinco. Eu tive acompanhante no pré parto e foi importante para mim assim como na hora do parto. Me senti acolhida, amparada e segura. Meu esposo acompanhou todos os procedimentos após nascimento do Pedro.
    Eu tive episio pq o Pedro foi um bebê grande. Sei que foi com anestesia, mas nem lembro de quem estava na sala de parto.
    Temos o arbítrio de escolher o que queremos. E que seja o melhor para o nosso filho. Tive o Pedro na maternidade que eu quis, fui muito bem tratada. Dava para sentir o carinho e o compromisso com os profissionais.
    Eu acho que ninguém tem o direito de apontar o que é melhor para ninguém. E também não devemos zombar do parto alheio, como acontece em muitos blogs. Muitas se acham melhores por terem tido o parto vaginal sem Episio, mas muitas fazem o uso da anestesia para dor. Lindo né?
    Sem comentários!
    Estamos falando de uma vida, parto não é comercio para viverem fazendo propaganda de qual tipo é melhor para todo mundo.
    Respeitar o arbítrio do outro é o caminho!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, penso exatamente como você! Tem mulheres que batem boca nas redes sociais e até xingam umas as outras por causa deste assunto. Eu tive uma cesária de emergência, sim, hoje, relembrando, vejo que meu parto foi violento, mas nem por isso sou contra! Cada mulher sabe o que é melhor para si e ponto!

    Eu não sou #MenosMãe por isso!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um assunto que sempre cria desavenças e discordâncias.... ainda não tive nenhum parto e não faço idéia de qual vai ser o meu mas respeito todo tipo e todas as escolhas.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe o nosso dia mais feliz :)